Blog

Bem-vindos!

Este é um blog que fala sobre Web 2.0.
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e do seu uso na sala de aula e na mobilização de pessoas.

Ferramentas de divulgação de projectos/iniciativas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - - 33 Comments

Hoje vou falar sobre algumas ferramentas que ajudam a divulgar projectos, eventos, iniciativas, cursos, aulas, etc. São ferramentas que puxam a criatividade de quem as desenvolve e causam grande impacto no público-alvo.
A primeira ferramenta é o Animoto, que é uma aplicação online que permite criar vídeos de forma muito simples, mas com um resultado bastante profissional. Criar filmes é fácil, basta escolher as imagens que pretende que façam parte do filme, a música e a partir deste ponto, todo o trabalho é feito pelo próprio serviço. As imagens recebem animações, efeitos e mais umas magias sincronizadas com a música e pronto, o seu filme fica terminado. De seguida, o Animoto envia-lhe um email com o link para o seu vídeo que, a partir daí, estará à sua disposição. O vídeo poderá ser carregado em sites, blogs ou redes sociais. Também é possível exportar o vídeo para o YouTube. Existe apenas uma desvantagem, a duração máxima de cada vídeo é de 30 segundos. É possível produzir vídeos mais longos, porém isso tem um custo!!!




Clique no link para ver um exemplo do que se pode fazer. 
http://animoto.com/play/lHxllUtKYaI39oC5Zljezg?autostart=true#


Uma imagem vale por mil palavras, no entanto a ferramenta PicLits combina ambas. Este site providencia imagens e um banco de palavras e a ideia é associar a cada imagem uma palavra do conjunto predefinido ou criar uma frase original. Para quem pretende passar uma mensagem ou mesmo estimular a capacidade criativa de escrita dos alunos, esta é uma óptima ferramenta.

Outro instrumento inovador é o Wordle, que é um programa que transforma os seus textos, palavras ou até mesmo letras em nuvens de palavras. Estas nuvens dão mais proeminência a palavras que aparecem mais frequentemente no texto, sendo que os textos podem ser alterados com diferentes tipos de letra, estilos de apresentação e esquemas de cores. No final, as imagens criadas são nossas e podemos colocá-las em blogs, sites, imprimi-las, criar cartazes e panfletos, etc. 


A imaginação é o limite! O Wordle é bastante útil quando pretende criar impacto visual.


Veja aqui alguns exemplos e construa o seu!



Wordle: French V. American anthems

Wordle: Manifesto do Partido Comunista

Wordle: Untitled

Wordle: Untitled

This entry was posted on 09:00 You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

33 comentários:

Nelson Correia disse...

Já conhecia quase todas estas aplicações (excepto as plataformas de comunicação entre professor e aluno - neste caso tenho utilizado o Moodle). A minha lista de aplicações TIC está em http://www.delicious.com/cientistacurioso/TIC
Uso actualmente: Moodle, Delicious, Wikispaces, Blogger, Twitter, Facebook, Youtube, Slideshare...

Adelina Silva disse...

Utilizei a ferramenta Animoto e crei um pequeno video que pode ser visto aqui:

http://animoto.com/play/k0BTGVTEqL2CABD8fZmZ8A?utm_content=challenger

DL disse...

Já utilizei o Animoto várias vezes, para fazer pequenos vídeos para a família. Fica giro, mas o vídeo está limitado aos formatos já existentes e a versão grátis tem um limite de 30 segundos.

Gosto muito do Wordle e também já o usei várias vezes.

DL disse...

Um exemplo, feito no Wordle, utilizando como base a canção "Imagine", de John Lennon: http://www.wordle.net/show/wrdl/2855256/Imgine,_John_Lennon

Angela Ramos disse...

Não conhecia o Animoto.
Criei um vídeo com os meus alunos: http://animoto.com/play/PvF25cC99fA8p2Wv5P3c1g
Deixo aqui o link da ferramenta que eu normalmente uso para fazer vídeos on-line http://www.slide.com/arrange?bc=0&fx=0&tt=43&sk=13&cy=bb&th=0&sc=65793
Ângela Ramos

Unknown disse...

não sou muito adepta deste tipo de ferramentas, mas o blog contém bastente informação e exemplos e fiquei entusiasmada pois gosto muito de edição. Vou experimentar.

Carla Marina Castro disse...

Há bastante tempo que gostava de explorar este tipo de tecnologia. De todas as ferramentas aqui apresentadas, esta é a que mais me seduz e vai ao encontro das minhas necessidades, enquanto professora. Parece-me uma ferramenta que cria dinâmica nas aulas e, por isso, funciona lindamente como elemento motivador, despertando facilmente a curiosidade dos alunos, o que facilita e acelera o processo de ensino/aprendizagem (metade do caminho fica feito...).
Para a interactividade com os alunos tenho usado o moodle que, excepto quando não bloqueia, tem funcionado lindamente.

Carla Marina Castro disse...

Quando falava da ferramenta que mais me cativou, falava do Animoto

Luísa Oliveira disse...

Vou experimentar o Edmodo. Parece o Facebook e os alunos são capazes de achar piada. Uso Google sites, Blogger, wordle, Facebook, Slideshare... É divertido mas ocupa muito tempo!

mino disse...

Não conhecia estas ferramentas, parecem-me muito interessantes.Logo que tenha um pouco de tempo disponível, vou experimentar.

emrc silves disse...

Boas
Já posso dizer que experimentei umas ferramentas que nunca pensei existir.
Espectáculo.
vão dar-me muito jeito

Tito Romeu

Célia Ferreira disse...

Muito apelativa esta ferramenta. Acho que uma simples ideia ganha vida e alegria com esta "animação".

Célia Ferreira

José Silva disse...

Desconhecia completamente o Animoto. De facto qualquer conteúdo poderá ser transmitido aos alunos com a dinâmica proposta por esta ferramenta. Até nós!

José Silva disse...

Tenho que experimentar o Animoto. Vamos ver o que vai dar!

Marlene disse...

Já utilizei muitas destas ferramentas e podem ser utilizadas em contextos educativos de modo a tornar certas actividades mais apelativas.
Uma que já utilizei e dei a conhecer aos meus alunos, com grande adesão por parte deles, é o goanimate e o glogster. O Goanimate é semelhante ao Animoto, mas também tem de se pagar para ter acesso a mais funcionalidades.

Rosa Luísa Gaspar disse...

Desconhecia essas ferramentas, só mesmo o PREZI que já utilizei, mas acabei agora de fazer uma área vocabular no WORDLE, adorei.

isabel cardoso disse...

não conhecia estas ferramentas. são muitas e variadissimas, para todos os gostos! dá perfeitamente para adaptar aos diversos públicos que temos. haja tempo e criatividade... entusiasmei-me com o Wordle... :)

Unknown disse...

Gostei de do wordle e do animoto. Partilho da opinião da Dora que é pena ser um pouco limitado em termos de duração...

M disse...

O wordle é realmente muito interessante. Já o temos utilizado em alguns projectos e até houve um anúncio nosso no Expresso que foi feito com esta aplicação.

Abraço,
Manuel Salgado

Have fun disse...

Dá para perceber que são imensas as ferramentas disponíveis. Ainda bem que nos deram a conhecer algumas...e há sempre uma ou outra que não conhecemos.
Parabéns...abriu-me horizontes

Clara disse...

Ferramentas bem interessantes, agora vou experimentar a "Wordle", que depois de ver alguns exemplos me fascinou.

Eduarda disse...

Já conhecia o Animoto através de uma colega, contudo nunca tentei utilizar a aplicação. Espero, em breve, atrever-me! Até 30 segundos...
Penso que pode ser implementada em determinadas actividades lectivas de forma a desenvolver a minha criatividade e a dos meus alunos. Para além disso, muitos trabalhos podem ser desenvolvidos com inovação.

Unknown disse...

Gostei do efeito que deu às imagens, o som, a cor e o movimento dão-lhes vida. Decerto que os alunos também irão gostar.

Eduarda disse...

Fiquei entusiasta do PicLits e sobretudo do Wordle. Fiz algumas experiências, e, por enquanto, resultaram melhor com o Wordle. Considero que esta última ferramenta é muito interessante para a realização de cartazes e panfletos informativos ou publicitários. É uma óptima sugestão para propor aos meus alunos. Vou tentar surpreendê-los (ou não!).

dmcorreia disse...

O primeiro vídeo é muito interessante por se referir ao papel dos(as) professores(as) hoje: a utilização dos verbos de acção - facilitar, inovar, integrar, coordenar, participar, investigar, advogar e iluminar -, a mensagem de que, apesar das dificuldades, é possível fomentar a curiosidade e ultrapassar obstáculos para criar oportunidades de aprendizagem é muito importante.

No que diz respeito às ferramentas apresentadas: ena! Não conhecia mas as possibilidades são imensas... o PicLits para a escrita criativa é uma óptima ideia!O Animato para 30 segundos de imagens e palavras motivacionais para a introdução de novos conteúdos, por exemplo, ou o Wordle para o "brainstormin"? Belíssimos instrumentos! Obrigada!

Liliana Rocha disse...

Desconhecia as ferramentas disponíveis no blog, e fiquei bastante curiosa sobre a forma como funcionam e a sua utilidade nas aulas ou noutros contextos. Parecem-me bastante úteis...e fiquei sobretudo curiosa sobre a plataforma que combina a comunidade alunos/professor. Vou procurar utilizá-las e partilhá-las com os alunos.

Daniel Geraldo disse...

Olá
Considero o blog bastante interessante pois explica as ferramentas existentes detalhadamente, mostrando exemplos, e a sua funcionalidade, e como poderá ficar o produto final.
Cumprimentos,
Daniel

Rui Brazuna disse...

Já conhecia algumas das ferramentas, mas julgo que estão aqui ferramentas muito interessantes e que espero utilizar diversaS vezes nas minhas aulas.

Cumps

Rui Brazuna

Rui Brazuna disse...

Esta ferramenta é realmente muito interessante e utilizada por milhões de utilizadores. Aqui podemos encontrar de tudo, desde videoclips de músicas a apresentações sobre todas as temáticas imagináveis.

Por acaso é uma ferramenta que acedo com muita frequência.

Rui Brazuna

Eduardo Estiveira e Ana Paula Campos disse...

Com a diversidade de ferramentas aqui disponíveis para poder aplicar nas minhas actividades lectivas e em outros projectos com alunos, a imaginação não terá limites.

Anónimo disse...

Temos aqui um grande leque de ferramentas muito interessantes. Já utilizei o Wordle e o animoto e resultam trabalhos muito engraçados. Agora é necessário arranjar tempo para experimentar as outras.
Ana Paula

Unknown disse...

A Web.2 revolucionou a dinâmica da internet. Com este aplicativo a comunicação passa a ter dois sentidos.
De todos os instrumentos informáticos apresentados neste blog, para os alunos de 2º Ciclo, o Wordle é o mais directo.
As redes sociais, de carácter mais fechado, como a Schoolology Promo e Edmodo, são as mais intuitivas.
São instrumentos que irei aplicar já a partir este ano.

Alberto Fernandes disse...

Adorei o Wordle. QUando a apresentei aos meus alunos do curso CEF - IOSI, foram eles que acabaram por me ensinar a tirar maior partido dos efeitos criados.