Blog

Bem-vindos!

Este é um blog que fala sobre Web 2.0.
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e do seu uso na sala de aula e na mobilização de pessoas.

Mobilizar com Web 2.0

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - - 5 Comments

Olá a todos! Este Blog tem o intuito de debater, partilhar informação, ideias e opiniões sobre ferramentas da Web 2.0 e como as utilizar para mobilizar os alunos. Para começar é importante compreendermos o que é isto da Web 2.0. Aqui ficam dois filmes, um que aborda a evolução da Web e outro que explica mais em pormenor a Web 2.0.



This entry was posted on 02:00 You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

5 comentários:

DL disse...

A propósito das novas tecnologias, anda aí a circular este vídeo engraçado de como seria o nascimento de Jesus hoje: http://www.youtube.com/watch?v=tgtnNc1Zplc

Anónimo disse...

Gosto muito deste tipo de ferramentas para usar na sala de aula, pena que por vezes faltam-nos a net e a grande maioria destas apresentações é necessário ter net.
Amei.

Rosa Luisa

dmcorreia disse...

As potencialidades que a Web encerra no domínio da educação são imensas! Se com a Web 1.0 isso já acontecia (o tratamento e gestão de informação) com a Web 2.0 ao "armazenamento" de informação é adicionada a possibilidade de utlizadores reunirem e interagirem.Nos vídeos, é-nos explicado que a Web 2.0 causou um fenómeno social devido à comunicação aberta/livre (democratização), à descentralização da autoridade que possibilitou, às potencialidades em termos de mercado e serviços que, por sua vez, originaram inovações e potenciaram formas de trabalho como os projectos "open source", trabalho cooperativo...
Tal como no processo de ensino/aprendizagem, a Web 2.0permite a formação de comunidades especificamente constituídas para a aquisição de competências. E recursos formidáveis!

Ana Cardoso disse...

A minha experiência na utilização destas ferramentas ou com ferramentas deste tipo em contexto educativo foi apenas com o moddle. Nunca frequentei nenhuma acção de formação neste âmbito para rentabilizar este recurso. No entanto colegas meus frequentaram, e numa partilha colaborativa criou-se uma comunidade de pares com a finalidade de aplicar estas competências adquiridas por alguns numa oficina de formação que passou por mobilizar as competências no grupo turma. A experiência foi muito boa… No entanto o servidor do moodle não o mais adequado e este ano lectivo todos os ficheiros que se encontravam arquivados e os ficheiros resultantes do trabalho com os alunos desapareceram… Foi uma pena…
Este ano devido a este azar ainda não estou a utilizar mais nada, apesar de sentir essa necessidade!
Agora fico dotada com mais dados para escolher o que fazer com a Web 2.0…

Anónimo disse...

Acho que estas ferramentas são muito interessantes para usar nas aulas. Penso que o futuro da nossa educação passará por aqui...no entanto... continuo numa escola com uma população de 550 alunos só do 1º Ciclo (certa de 30 turmas) com UM QUADRO INTERACTIVO E COM 5 PCS....