Blog

Bem-vindos!

Este é um blog que fala sobre Web 2.0.
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e do seu uso na sala de aula e na mobilização de pessoas.

Mais Ferramentas Web 2.0

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - - 6 Comments

Hoje vou apresentar mais ferramentas que potenciam a mobilização dos alunos, uma vez que fornecem ambientes familiares aos jovens, ficando assim estes mais motivados a trabalhar e a interagir.

Recentemente saiu um novo LMS baseado em redes sociais, o Schoology. Este para além de possibilitar gerir e criar grupos de alunos, testes e atribuir notas, publicar documentos, fotos e links, permite também comunicar directamente com grupos específicos e enviar mensagens em tempo real. A grande vantagem é que a sua apresentação e utilização é bastante semelhante à do Facebook, fazendo com que os alunos se sintam mais confortáveis na sua aplicação. No fundo esta ferramenta apresenta uma excelente colecção de funcionalidades que fazem do Schoology uma opção perfeita para comunicar com os nossos alunos.

Deixo-vos aqui um pequeno filme que mostra algumas das funcionalidades deste LMS.





Outra ferramenta que aprecio muito é a Edmodo, que é uma nova plataforma de comunicação entre professores e alunos, tão simples como o Twitter, mas organizada de forma a apoiar a experiência de sala de aula em privado. A grande diferença entre esta e o Twitter, é a diversidade do que podemos partilhar e o facto de não estarmos limitados a 140 caracteres. Edmodo é o meu principal instrumento para a comunicação na turma (tanto entre mim e alunos, como intra-alunos), e serve como portal colaborativo para os trabalhos de casa e projectos, pois permite-me partilhar textos, links e arquivos, funcionando no fundo como um meio para partilhar ideias que geram discussões.

Estas discussões originam diferentes grupos de discussão, que por sua vez podem comunicar entre si, criando uma dinâmica muito interessante e uma comunicação constante.

Veja um mundo inteiramente novo de possibilidades, na demonstração aqui apresentada.

This entry was posted on 06:00 You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

6 comentários:

Unknown disse...

Fascinam-me as possibilidades e tenho vontade de aprender bem como curiosidade em conhecer o funcionamento e propósito das novas tecnologias.
Algumas já comecei a experimentar mas ainda não consigo ser a professora daquele menino no final do blogue.
Sei que tenho que me transformar nela rapidamente porque tenho muitos anos de carreira à minha espera e tenho tb 2 filhos que precisarão e deverão ter algum apoio e controlo...
Vi algumas ferramentas neste blogue fascinantes, aguçaram-me o apetite!! :)

crisnega disse...

Ao contrário da Joana acho que não temos de ser a professora daquele menino. Claro que temos de nos actualizar e utilizar algumas das muitas tecnologias existentes mas os nossos alunos também precisam de aprender de forma tradicional porque nem tudo se pode ensinar e/ou aprender utilizando apenas as novas tecnologias.

dmcorreia disse...

Ambas as aplicações (Schoology e Edmodo) reproduzem ambientes especificamente criados para o processo de ensino e aprendizagem num "interface" amistoso para o(a) aluno(a).É bastante positivo.
O ensino tradicional não vai desaparecer ou ser substituído pelas novas tecnologias: integrar-se-á.

neuza disse...

Além de professora sou também aluna do ensino universitário e recentemente tive contacto com estas novas tecnologias. Têm vindo a ser muito importantes e já quase nao consigo passar e estudar sem elas.

A. Fernandes disse...

Para quem ainda está a descobrir o Moodle e a trabalhar com essa plataforma é muito chato ver que se pode andar de Mercedes quando se tem apenas e só um Fiestinha, e mesmo assim em auto-aprendizagem.

Gostei da facilidade de utilização.

Alberto Fernandes

A. Fernandes disse...

O YouTube pode vir a ser uma ferramenta muito útil de partilha de informação vídeo.

Cabe ao Professor seleccionar a sua utilização.

Eu utilizo alguns pois consigo colocar os links na plataforma moodle e os alunos verem os vídeos sem estarem a sair da plataforma, pesquisar e verem os vídeos.