Blog

Bem-vindos!

Este é um blog que fala sobre Web 2.0.
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e do seu uso na sala de aula e na mobilização de pessoas.

Ferramentas Web 2.0

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - - 6 Comments

Hoje vou começar por falar de ferramentas que potenciam a mobilização dos alunos, uma vez que fornecem ambientes familiares aos jovens, ficando assim estes mais motivados a trabalhar e a interagir.

Actualmente a maior ferramenta de comunicação é o Facebook, pois constitui a maior rede social do mundo, permite partilhar informações, vídeos, fotos com os amigos e participar em grupos, ou seja, podemos por exemplo criar um grupo  sobre um tema específico e divulgar ou promover as suas actividades, chegando esta mensagem a todos os membros do grupo, podendo estes também divulgar pelos seus próprios amigos, aumentando assim a rede de divulgação. Passar a palavra e mobilizar torna-se muito simples com esta ferramenta!

Vejam estes filmes que mostram algumas das funcionalidades do Facebook.





This entry was posted on 03:00 You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

6 comentários:

DL disse...

Já sou fã do Facebook há bastante tempo. O único senão para mim é o tempo perdido, mas isso tem a ver com a auto-disciplina.
Pode ter muito utilidade em contexto educativo. A informação é que se poderá "perder" entre os posts das centenas de "amigos".

dmcorreia disse...

O Facebook é um bom recurso no que diz respeito à mobilização dos(as) alunos(as): para além de permitir a identificação de interesses e causas comuns, constitui uma excelente rede de divulgação de acções, ideias, causas, comunidades, projectos... Para além disto é uma aplicação com a qual se identificam e onde se movem à vontade.
Concordo com DL quando diz que nos podemos perder na imensidão dos "posts", especialmente quando damos por nós com centenas de "amigos"! Mas a organização por grupos, a auto-disciplina e a leitura na diagnonal ajudam muito!!!

Ana Cardoso disse...

Facebook: a iniciação ao facebook foi dinamizada pelos meus alunos do 11º. Interessante! Agora percebo que pode ser utilizado em contexto educativo. No entanto a parte negativa é perder-se na imensidão dos amigos. Requer muita autodiscilina...

Anónimo disse...

O facebook veio simplificar e revolucionar o modo de nos relacionarmos com os nossos conhecidos.Em termos pedagogicos acaba por ser uma optima ferramenta.
Julie Faustino

Unknown disse...

Penso que o facebook pode ser uma boa ferramenta pedagógica para alunos a partir do 3º ciclo. Os alunos mais novos e mais imaturos têm dificuldade em gerir essa partilha...
Inês Costa Pereira

A. Fernandes disse...

Tenho uma conta de Facebook mas não retiro nem 20% das potencialidades deste.

É pena, mas também não disponho de grande tempo para o poder efectuar.

Tenho uma má experiência pela junção de alunos como amigos pois em alguns casos o palavreado utilizado entre os jovens não se coaduna com um código ético e de conduta que seguimos.