Blog

Bem-vindos!

Este é um blog que fala sobre Web 2.0.
Com tecnologia do Blogger.

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e do seu uso na sala de aula e na mobilização de pessoas.

Twitter

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - - 5 Comments

Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social formada em volta de uma pergunta “O que fazes neste instante?”.


A ideia subjacente é os seus membros escreverem mensagens ou frases sobre o que estão a fazer ou sobre o que gostam, como por exemplo, promover causas que apoiam, dar novidades, etc. Estes textos têm a capacidade limitada de 140 caracteres, e são conhecidos como "tweets", sendo transmitidos por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gestão, como por exemplo o TweetDeck ou TweetDestroy.

As  frases/mensagens são exibidas no perfil de um membro em tempo real e também enviadas a outros membros “seguidores” que tenham assinado para recebê-las. À medida que vamos utilizando o Twitter começamos a formar um grupo de amigos e a nossa página começa a misturar as nossas actualizações com as dos nossos amigos. Pode ser uma excelente forma de saber o que fazem, pensam, leram, visitaram, criaram, etc… algo de interessante.

É também uma magnífica maneira de passar uma mensagem, seja ela um artigo, um aniversário, uma surpresa para todos os amigos ou mesmo uma iniciativa de grupo.


O Twitter é portanto uma boa maneira de criar uma rede restrita sobre algo e divulgar informação.
Vejam aqui uma explicação do que é e como funciona:



This entry was posted on 05:00 You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

5 comentários:

dmcorreia disse...

Começo por confessar que nunca utilizei o Twitter: a ideia de ser "seguida" ou "seguir" em tempo real não me é apelativa. Porém, no contexto de desenvolvimento de um projecto poderá ser uma ferramenta interessante em termos de monitorização, divulgação e avaliação.

Ana Cardoso disse...

A ideia de seguir e ser seguida não é muito apelativa. Confesso que nunca utilizei esta ferramenta. No entanto considero que será uma ferramenta com alguma utilidade no âmbito do desenvolvimento de um projecto.
No entanto penso que um entretanto é que nem todas as pessoas, digo alunos, possuem telemóvel com ligação à net…

Daniel Geraldo disse...

Olá
Confesso que ainda não utilizei nesta ferramenta, mas a ideia de ser "seguido" ou "seguir" em tempo real é interessante, embora estranha.
No entanto, pela descrição e do conhecimento sobre esta ferramenta, considero-a bastante importante e útil em diversas areas.
Cumprimentos,
Daniel Geraldo

neuza disse...

Tive contacto com o twitter, pela 1ª vez, quando estive alguns meses nos EUA. Para eles esta é uma ferramenta indispensável sendo mesmo uma loucura...Não passam um dia sem ele. Depois vi chegar o facebook... outra ferramenta de sucesso...deu filme..mudou vidas...
Confesso que tenho conta nas duas aplicações, no entanto, não faço muito uso delas...ainda há uma costela de velho do restelo em mim..

A. Fernandes disse...

Já comentei sobre as redes sociais.

Esta é mais uma, com vantagens e inconvenientes.

Tem a vantagem de poder substituir os workgroups de forma restrita.

A repensar em aplicações específicas.

ALberto Fernandes